| 31/10/2008 12h48min
O ex-presidente cubano Fidel Castro assegurou hoje, em um novo artigo de sua coluna Reflexões, que "o capitalismo desenvolvido ainda quer continuar saqueando o mundo como se o mundo pudesse suportá-lo", em referência à atual crise financeira internacional.
Fidel anotou que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) deu créditos aos bancos centrais de muitos países, aos quais "proporciona dólares em troca de reservas em moeda estrangeira", e assim "garante o poder econômico de sua moeda".
— O Fundo Monetário Internacional (FMI), que é o mesmo cachorro mas com uma coleira diferente, anuncia a injeção de elevadas somas a seus clientes da Europa Oriental — acrescentou Fidel.
Entenda a crise:
— As máquinas de imprimir notas não param, nem o FMI pára de fazer seus empréstimos leoninos — afirmou o líder cubano no artigo, divulgado pela imprensa oficial.
Fidel disse que, em paralelo, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) advertiu "que ao ritmo atual de gastos, a humanidade precisaria de recursos de dois planetas em 2030 para manter seu estilo de vida".
— Não é preciso ser graduado em Matemática, Economia ou Ciências Políticas para compreender o que isso significa. É a pior variante. O capitalismo desenvolvido quer ainda
continuar saqueando o mundo como se o mundo pudesse suportá-lo —
concluiu o líder cubano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.